Sim, um contrato de prestação de serviços com drones bem elaborado também é sinônimo de profissionalismo!

Se está nesse ramo a pouco tempo ou quer melhorar o atendimento administrativo da sua empresa, separamos pelo menos três pontos importantes que não podem faltar no seu contrato.

Defina bem seu escopo

É muito importante deixar bem claro aquilo que será feito e entregue quando o trabalho estiver terminado, mas também é essencial definir o que NÃO será realizado e produzido. Acredite, terá muito menos dor de cabeça e melhorará muito o relacionamento com o seu cliente quando estiver muito claro para todos quais são as expectativas e qual será o resultado do seu serviço.

Deixe claros os prazos

Muitas vezes um cliente fecha a execução do serviço quando praticamente já está sem tempo. Como os serviços com drone nem sempre são tão rápidos como fazer um caldo de cana, defina quais serão os prazos da execução, considerando a etapa em campo e da entrega. Alguns serviços precisam de tempo em área externa (voo em si) mais rápida do que preciso em escritório, onde deve organizar, editar e preparar as imagens.

Novamente, saiba qual é a expectativa do seu cliente, assim evita o risco dele entender que as imagens são captadas pela manhã e à tarde tudo estará pronto!

Forma de pagamento

Para iniciantes esse é talvez um dos pontos mais importantes, especialmente quando começa a prestar serviços para empresas, onde cada uma possui uma rotina interna diferente no tocante a contratação: algumas pedem um cadastro prévio e necessitam ter um pedido formal para que o serviço possa ser iniciado, outras têm datas específicas para receber notas fiscais e prazos definidos para pagamento. Por exemplo, já trabalhamos com empresas que pagaram com 05 dias úteis e outras só com 90 dias depois de receber uma nota.

Então converse bem com seu cliente, exponha a sua necessidade para a realização do serviço, como receber um adiantamento ao fechar o contrato e verifique os procedimentos dele para os pagamentos, assim não terá uma surpresa quando entregar o serviço e descobrir que ainda vai levar um tempo para receber!

Outros pontos importantes para ter em mente na hora de fechar um contrato:

  • Quem banca custos complementares de deslocamento, alimentação e hospedagem (você ou o cliente?);
  • Autorizações para acessos aos locais de voo (quais departamentos do cliente precisa autorizar o acesso);
  • Contatos dos envolvidos no serviço (quem será o seu ponto de apoio);
  • Como proceder em casos de dias improdutivos (você vai para campo mas não pode voar por mau tempo, por exemplo);
  • Regras para uma possível quebra de contrato (multas e até ressarcimento de valores pagos pelo cliente);

Um vídeo com mais informações

Já postamos um vídeo sobre os principais cuidados a serem tomados, que está disponível no nosso Instagram (vai lá, segue a gente!) e no canal do YouTube. Confira a seguir!

Visite nosso canal no YouTube e confira mais vídeos bacanas como este:

OCA Drones

Compartilhe à vontade!

Serviços Drone Legal
Seguro RETA

Confira mais dicas, artigos e conteúdo relevante:

Inscreva-se para receber as novidades mais rápido!